Descrição: Manga de farmácia pintada azul e manganês de grande fogo, com o colo decorado com faixa preenchida por folhas e flores, em alternância e a base por faixa preenchida por enrolamentos vegetalistas, sendo a restante superfície ocupada por três leões em paisagem exótica.
As faianças deste período caracterizam-se pela presença de temas europeus na decoração, que no caso dos potes e mangas de farmácia se mesclam com a temática oriental.
No caso dos... Ver mais pratos, a distinção entre temática europeia e oriental é mais evidente já que a primeira ocupa o fundo e a oriental, inspirada na da “porcelana de carraça”, ocupa a aba.
Origem/Historial: Relativamente ao possuidor original cita-se Teixeira de Carvalho, que em “Cerâmica Coimbrã No Século XVI” p. 218, refere:
“Do Mosteiro do Lorvão saíram os primeiros exemplares para as colecções de D. Fernando (II) e de lá vieram também outros que levou para Lisboa o Marquês de Sousa Holstein, todos os meus (Teixeira de Carvalho) e todos os que eram propriedade do Instituto ( Museu do Instituto de Coimbra), alguns dos quais se cons... Ver maiservam no Museu Machado de Castro”.