Deposição no Túmulo
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Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
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Nº de Inventário: 4085;E109
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Ruão, João de (Escultor)
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Datação: 1535/1540
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Técnica: Esculturas em meio-relevo, alto-relevo e vulto perfeito
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Dimensões (cm): Alt. 222 x Larg. 225
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Descrição: Grupo escultórico agregado, de vulto pleno, em calcário, representando a Deposição de Cristo no Túmulo, composto por oito figuras de tamanho natural, com um espaldar de fundo, de formato rectangular. O espaldar, decorado em meio-relevo, tem representados dois anjos segurando de cada um dos lados um lençol que cai em pregueado fino, formando uma espécie de dossel para enquadrar a cena.
Num primeiro plano dispõem-se as sete figuras de vulto:
Nos topos, José de Arimateia e Nicodemus de fronte um do outro, seguram o sudário. José de Arimateia, à direita, apresenta-se com a cabeça coberta por uma boina e com barba ondulada e bifurcada; Veste trajes ricos, constituídos por manto sobre túnica, debruado com galão de franja, com cordão de contas ao pescoço e bolsa do dinheiro à cintura. Nicodemus, à esquerda, tem a cabeça coberta por um turbante pontiagudo e apresenta igualmente barba ondulada e bifurcada; veste manto sobre túnica, e apresenta um cordão trabalhado em cadeia.
São João Evangelista, de cabelo curto e apartado a meio, apresenta uma túnica interior de gola em bico, sobreposta por túnica em decote de bico, sob capa de manga. Ampara a Virgem, que se apresenta com a cabeça coberta por uma touca, vestindo túnica com mangas compridas abotoadas no punho e com cinto de laço, e sobre ela um manto, cobrindo igualmente a cabeça. É apoiada à sua esquerda, por uma Santa Mulher que apresenta igualmente a cabeça coberta por touca sob o manto e, por sua vez, amparada por uma segunda Santa Mulher, à esquerda daquela, com touca sob o manto, com idêntico vestido, preso à cintura por corda, segurando na mão direita o vaso dos santos óleos. Um pouco afastada deste grupo de mulheres, está Maria Madalena, trajada à época, com corpete cingido ao busto e com lencinho preso por firmal, e manto sobre os ombros.
A figura principal é Cristo morto, sobre o sudário que José de Arimateia e Nicodemus erguem sobre o túmulo aberto. Cristo tem os cabelos longos e ondulados, apartados a meio, barbas longas, onduladas e com bifurcação, e lábios semi-cerrados deixando ver os dentes; usa apenas o perisónio, de pregueado leve, traçado com ponta caindo à sua direita, sobre o qual pousa a sua mão esquerda.
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Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
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Incorporação: Capela do Sepulcro - Mosteiro de Santa Cruz - Coimbra
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Centro de Fabrico: Coimbra
Bibliografia
- A Escultura de Coimbra do Gótico ao Maneirismo (cat. exp.). Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2003
- AA.VV. - Museu Nacional Machado de Castro, Roteiro. Lisboa: IPM, 2005
- ALMEIDA, Lourenço Chaves de - João de Ruão Imaginador, separata do nº 87 da Revista Ocidente. Lisboa: Julho 1945
- ANDRADE, Sérgio Guimarães de - Escultura Portuguesa. Lisboa: CTT Correios de Portugal, 1997
- BEAUMONT, Maria Alice - As 50 melhores Obras de Arte em Museus Portugueses. Lisboa: 1991
- BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980
- CORREIA, Vergílio - A Escultura em Portugal no primeiro terço do séc.XVI, Arte e Arqueologia. Coimbra: 1930
- CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941
- DIAS, Pedro - A Arquitectura de Coimbra na Transição do Gótico para a Renascença, 1490-1540. Coimbra: Epartur, 1982
- DIAS, Pedro - A Introdução da Arte da Renascença na Península Ibérica. Coimbra: Epartur, 1981
- GONÇALVES, António Nogueira - Estatuária Lapidar. Coimbra: 1923
- GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de História da Arte da Renascença. Porto: 1979
- PEREIRA, Fernando António Baptista - História da Arte em Portugal - O Renascimento. Lisboa: Alfa, 1986
- PERES, Damião - História da Arte em Portugal. Porto: Portucalense Editora, 1948
- SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950
- SANTOS, Reynaldo dos - Historia del Arte Portugués. Barcelona: Ed. Labor S.A., 1960