Retábulo de São Miguel Arcanjo

  • Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
  • Nº de Inventário: 857;E98
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Ruão, João de (Escultor)
  • Datação: 1537
  • Técnica: Alto-relevo, baixo-relevo e policromia
  • Dimensões (cm): Alt. 355 x Larg. 210
  • Descrição: Retábulo de calcário policromado, em alto-relevo, com representação de São Miguel Arcanjo em meio vulto, de corpo inteiro e de pé, envergando trajes militares. Apresenta-se adossado ao painel apenas pelas asas, grandes, douradas e abertas, e pelo largo manto; enverga armadura à época, inteira sobre cota de malha até às coxas, cingida por faixa pendente com borlas. Possui um rosto de feições femininas, sobrancelhas finas, nariz afilado e boca pequena, emoldurado pelos cabelos aos caracóis. Com a mão esquerda deveria segurar a balança (hoje desaparecida), e com o braço direito erguido, ostentaria uma espada (igualmente desaparecida). Pela posição dos braços desenha-se o ato de desembainhar a espada para desferir o golpe. A seus pés, um demónio de corpo inteiro, desnudo estendido ao comprido, com patas de ave de rapina e asas de morcego. O painel é abobadado com dossel de caixotões sob cimalha saliente. É coroado por friso de volutas vegetalistas, enrolando-se entre dois medalhões abertos com bustos de santas inscritos no interior. O dossel apoia-se sobre colunas em balaustre, assentes em pilastras quadrangulares ornamentadas com motivos renascentistas. O painel é enquadrado lateralmente por pilastra fina, ornamentada, que continua o último tramo do dossel. No nível superior do painel, duas pilastras, com o centro decorado por círculo com inscrições, que no nível inferior desaparecem sob um corpo arquitectónico de três andares semi-circulares, que se abre em balcões até às pilastras dianteiras. Nesses balcões, aparecem pequeninos bustos, dos quais se destacaria, à direita, o de Santo António, identificado por inscrição. A estrutura retabular assenta sobre banco trapezoidal delimitado por duas volutas. Sobre o banco corre uma predela com querubins nos modilhões laterais e friso de volutas em acanto, com cartelas e medalhão com figura feminina ao centro. No interior está gravada uma inscrição relativa a São Miguel Arcanjo (vide Legenda/inscrição).
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Estava colocado no Altar de São Miguel, no Coro de Cima (convento de Santa Clara). Foi adossado à parede da Galeria do Museu a 4 de Julho de 1961.
  • Incorporação: Conventos extintos - Convento de Santa Clara - Coimbra

Bibliografia

  • A Escultura de Coimbra do Gótico ao Maneirismo (cat. exp.). Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2003
  • BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980
  • CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941
  • DIAS, Pedro - A Arquitectura de Coimbra na Transição do Gótico para a Renascença, 1490-1540. Coimbra: Epartur, 1982
  • GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de História da Arte da Renascença. Porto: 1979
  • Museu Machado de Castro - Notas. Coimbra: 1916
  • PERES, Damião - História da Arte em Portugal. Porto: Portucalense Editora, 1948
  • SALTEIRO, Ilídio - Arquitectura retabular do Séc. XVI, Dissertação de Mestrado apres. à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova. Lisboa: 1986
  • SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950
  • VITRY, Paul - Essai sur l'oeuvre des Sculpteurs Français au Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1933

Multimédia

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