Prato hispano-árabe:"pardalot"
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Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
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Nº de Inventário: 1479;C1425
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Cerâmica
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 17/18
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Técnica: Faiança
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Dimensões (cm): Diâm. 28
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Descrição: Prato de formato circular, cuenco, de médias dimensões, com a superfície de linha ligeiramente quebrada. Decoração cobreada sobre fundo branco e reflexo metálico. Enquadra-se na série pardalot, de estilo persa, cujo tema central é um pássaro, estilizado e rodeado por decoração vegetalista. A ave insere-se em reserva limitada por linhas concêntricas triplas, alternadas por faixa de entrelaçados. Tem o bordo arredondado, acentuado por larga faix...
Ver maisa contínua, trespassando para o tardoz. Este não é decorado, mas possui escorrimentos provenientes da volatização dos óxidos metálicos durante a cozedura. São ainda visíveis três verrugas equidistantes resultantes da marca das trempes. Este prato imita e substitui, como louça de mesa, as peças de metal, sendo no entanto igualmente considerado um objecto de luxo.
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Origem/Historial: A louça de Manises teve grande aceitação em Portugal, conforme atestam a s inúmeras referências constantes na documentação coeva. Até à divulgação da porcelana chinesa, na sequência da descoberta do caminho marítimo para a ìndia, era usada em situações muito especiais, substituindo os exemplares em metais preciosos.
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Incorporação: Foi incorporado na coleção do Museu Nacional de Machado de Castro, em 1915-16, entre outros bens transferidos do Paço Episcopal.
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Centro de Fabrico: Manises
Bibliografia
- Marti, Manuel Gonzalez-Ceramica del Levante Espanol, Siglos Medievales: Losa, Barcelona, Editorial Labor, 1944