Técnica: decoração relevada e incisa e aplicação de esmaltes
Dimensões (cm): Alt. 24,5 x Diâm. base-14,4 copa-9,5
Descrição: Base, dividida em quatro registos: o primeiro circular; o segundo em forma d estrela de quatro pontas cortadas; o terceiro circular e convexo; o quarto circular terminando em anel denticulado que faz ligação com a haste.
No primeiro registo em cada das quatro cartelas um anjo alado; no segundo,
um cordão de ovados acompanha o recorte estreliforme em cujas pontas se encontram quatro anjos em oração encimados por rosetas; no terceiro um enfiamento de cartelas; no quarto os Apóstolos S. Tiago, Santo André, S. Mateus, S. Matias em relevo.
Haste, urna sobrepujada por anel denticulado encimado por nó em forma de prisma hexagonal terminando em estrangulamento e de novo anel denticulado.
Urna decorada com cabeças de anjos, nó tendo em relevo os bustos dos S. Pedro, S. Paulo, S. Tiago, S. Bartolomeu, S. João Evangelista e S. João Baptista inseridos em nichos concheados separados por colunas-candelabro, rematado por laçarias tendo na cúpula três querubins.
Falsa copa, semiesférica é decorada tendo dois registos, no inferior querubins ladeados por enrolamentos de volutas, no superior cenas historiadas em relevo, Anunciação, Nascimento de Jesus, Adoração dos Magos, Assunção da Virgem. A copa é lisa.
Origem/Historial: O conjunto pertenceu ao Bispo-Conde D. João Soares 1545/1572. O conjunto fazia parte do chamado Museu das Pratas que foi integrado no Património do Estado como museu nacional segundo o Art.º 76 da Lei de Separação da Igreja do Estado, Diário do Governo nº 92 de 21 de Abril de 1911.
Incorporação: Transferência, (Fundo Antigo), Sé de Coimbra
Bibliografia
Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940
GONÇALVES, A. Augusto; Eugénio de Castro - Noticia Historica e Descrytiva dos Principaes Objectos de Ourivesaria existentes no Thesoiro da Sé de Coimbra. Coimbra: F. França Amado, 1911
Inventário da Colecção MNMC;Ourivesaria Sécs XVI e XVII. Lisboa: IPM, 11/1992
Exposições
Ourivesaria dos Sécs. XVI e XVII
MNMC
Exposição Física
Exposição de Ourivesaria Portuguesa dos Séc. XII a XVII. Comemorações Nacionais de 1940