Técnica: prata relevada, incisa, vazada, recortada e esmaltada.
Dimensões (cm): Alt. 32,2 x Diâm. base-18,2 ;copa-11,1; Patena -
Descrição: Base, hexagonal recortada, de rebordo flordelisado, decorada com gradinha e rosetas, onde figuram seis Apóstolos em meio-vulto enquadrados por colunelos adossados suportando baldaquinos.
Haste, com nó arquitectónico. A parte inferior compõe-se de quatro janelões vazados e o nó apresenta seis edículas separadas por contrafortes onde se acolhem seis esculturas representando designadamente, O Salvador, São Francisco, Raínha Santa Isabel e Santa Clara.
Copa, semiesférica e falsa copa. A copa apresenta uma faixa com inscrição em caracteres góticos. Uma cercadura flordelisada separa-a da falsa copa onde se abrem, entre figuras relevadas de anjos, seis medalhões representando Profetas do Antigo Testamento e de onde pendem seis tintinábulos.
As figuras e intercolúnios apresentam vestígios de esmaltes.
Patena,orlada também com inscrição votiva, tem, no anverso, a representação esmaltada de Cristo Ressuscitada e, no reverso, o monograma IHS.
Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
Este conjunto de cálice e patena foi oferecido pelo Rei D. Manuel I ao Convento de Santa Clara para o culto da Raínha Santa Isabel.
Incorporação: Transferência. Conventos extintos, Mosteiro de Santa Clara, Coimbra
Bibliografia
Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940
Europália 91 - No Tempo das Feitorias (cat. exp.). Lisboa: IPM, 1992
Europália 91 - No tempo das Feitorias - Europália[cat.exp.]. Antuérpia: 1991
GONÇALVES, A. Augusto; Eugénio de Castro - Noticia Historica e Descrytiva dos Principaes Objectos de Ourivesaria existentes no Thesoiro da Sé de Coimbra. Coimbra: F. França Amado, 1911
Inventário da Colecção MNMC;Ourivesaria Sécs XVI e XVII. Lisboa: IPM, 11/1992
Exposições
Ourivesaria dos Sécs. XVI e XVII
MNMC
Exposição Física
Exposição de Ourivesaria Portuguesa dos Séc. XII a XVII. Comemorações Nacionais de 1940