Descrição: Projecto de instalação da Imprensa da Universidade de Coimbra no piso superior do claustro da Sé Velha (entretanto demolido pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, em meados do presente século) e no edifício do Instituto de Coimbra (actualmente ocupado pelo Conservatório de Música de Coimbra).
Neste desenho, em que a iluminação é a preocupação dominante (muitas janelas), a par da funcionalidade (amplos espaços), é apresentada a planta dessa nova dependência da Universidade, segundo um projecto de renovação dos estudos e dos edifícios universitários no período pombalino.
Escala métrica expressa em palmos.
O mentor da remodelação foi o Marquês de Pombal. O reformador em Coimbra foi o bispo-conde e reitor da Universidade, D. Francisco de Lemos Pereira Coutinho, e foi seu "arquitecto" William Elsden - tenente coronel inglês. Esta planta será uma cópia executada por um dos oficiais ajudantes.
Origem/Historial: Fez parte de um conjunto de plantas, alçados e um corte reunidos em livro, que António Augusto Gonçalves mandou depositar na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, com o Nº. de Catálogo 3084.
O Livro deu entrada no Museu (segundo a ficha de inventário antiga), em Outubro de 1987.
Os onze desenhos que lhe pertenciam estão actualmente soltos e desdobrados. A respectiva capa e as folhas separadoras dos quatro projectos nele integrados estão inseridos na ficha DA1.
v. Elementos do Conjunto no DA1.
Incorporação: Esteve depositado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, através de António Augusto Gonçalves, 1º Director do Museu.
Bibliografia
A Reforma Pombalina da Universidade - Plantas e Projectos do Gabinete das Obras (cat. exp.). Coimbra: Museu N. de Machado de Castro, Outubro, 1987
Exposições
A Reforma Pombalina da Universidade - Plantas e Projectos do Gabinete das Obras