Ídolo - Placa
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 4323
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Artefactos ideotécnicos
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: polimento e incisão
-
Dimensões (cm): Alt. 13,9 x Larg. 8,5 x Esp. 0,4
-
Descrição: Ídolo-placa em xisto cinzento claro, partido em 3 fragmentos. Faltam-lhe algumas lascas no canto superior direito, no lado esquerdo na zona da fractura e no canto inferior direito. A peça não está lavada.
Faces planas.
Recorte geométrico (trapezoidal), com um orifício de suspensão obtido por rotação.
Dcoração unifacial, geométrica, de campo dividido por faixa de separação linear. No campo superior (cerca de 1/4 da placa), ao centro, triângulo invertido com vértice cortado, ladeado por faixas oblíquas lisas/ quadriculadas. Dos lados, faixas horizontais lisas/ quadriculadas, mas no lado esquerdo a superfície lateral tem uma faixa oblíqua quadriculada e só depois as faixas horizontais.
No campo inferior, 3 faixas de triângulos quadriculados. Na 1ª faixa, entre os triângulos principais, 2 triângulos quadriculados mais pequenos.
-
-
Origem/Historial: Anta Grande do Zambujeiro classificada como Monumento Nacional em 22/11/1974.
Desconhece-se a data exacta de recolha desta peça, mas sabe-se que Henrique Leonor Pina iniciou os trabalhos arqueológicos na Anta Grande do Zambujeiro no ano de 1964.
A data provável de depósito é 1987.
Referência de origem: Col. Pina, caixa 20, vol. 14, nº 837
Coordenadas segundo nota manuscrita que acompanha a peça: "Câmara, 4 metros de profundidade na base do Esteio B; 0,50 do Esteio A. O fragmento inferior da placa foi encontrado ao meio da câmara".
-
Incorporação: Colecção Henrique Leonor Pina
-