Técnica: prata dourada, relevada, incisa e recortada
Dimensões (cm): Alt. 45,5 x Larg. 26,2 x Prof. 8,1
Descrição: Cruz latina assente em base constituída por peanha com volutas laterais e sobre placa rectangular alteada e moldurada, encimada por plinto.
A peanha apresenta três receptáculos com relíquias, um oval , no alinhamento da haste da cruz, e dois laterais, cujas formas acompanham as das volutas.
O plinto é moldurado, com receptáculo com relíquias oval ao centro.
A cruz apresenta as extremidades molduradas, rematadas por urnas e é preenchida por receptáculos com relíquias, seis ovais na haste e braços, e um circular na intersecção da haste com os braços que mostra o Santo Lenho.
Alternando com os relicários dispõem-se flores de pétalas recortadas, cinco na haste e três, das quatro que originalmente existiam, nos braços.
Os receptáculos, fechados por cristal de rocha, contém relíquias de santos, identificadas nas inscrições que apresentam as respectivas molduras.
Origem/Historial: Esta peça fazia parte do chamado Museu das Pratas que foi integrado no Património do Estado como museu nacional segundo o Art.º 76 da Lei de Separação da Igreja e do Estado, Diário do Governo nº 92 de 21 de Abril de 1911.
Incorporação: Transferência (Fundo Antigo), Sé de Coimbra
Bibliografia
Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940
GONÇALVES, A. Augusto; Eugénio de Castro - Noticia Historica e Descrytiva dos Principaes Objectos de Ourivesaria existentes no Thesoiro da Sé de Coimbra. Coimbra: F. França Amado, 1911
Inventário da Colecção MNMC;Ourivesaria Sécs XVI e XVII. Lisboa: IPM, 11/1992
Exposições
Ourivesaria dos Sécs. XVI e XVII
MNMC
Exposição Física
Exposição de Ourivesaria Portuguesa dos Séc. XII a XVII. Comemorações Nacionais de 1940