Técnica: Prata branca, relevada, incisa e recortada
Dimensões (cm): Alt. 63 x Larg. base - 16,5
Descrição: Relicário assente em base octogonal alteada em cinco registos. Receptáculo em forma de braço terminado por mão direita aberta.
Na base, o primeiro registo apresenta uma moldura lisa com inscrição que identifica a relíquia, o segundo é preenchido por um torçal de louros, o terceiro e o quinto são lisos e moldurados, o quarto apresenta um renque de ovados.
No braço três fenestrações longitudinais envidraçadas e contornadas por molduras de pontas... Ver mais enroladas, deixam ver a relíquia óssea.
A decoração do braço representa um tecido lavrado e drapeado, com punho de virados de fundo losangular com motivos vegetalistas e uma flor em cada losango.
A mão é representada aberta com unhas e linhas incisas.
Origem/Historial: Esta relíquia foi concedida a 10 de Maio de 1666, pelo Capítulo Geral dos crúzios à Sé de Coimbra. Foi retirada do cofre-relicário do Santuário do Convento de Santa Cruz a 7 de Janeiro de 1669 e levada em procissão para a Sé a 17 de Fevereiro de 1671. O actual relicário foi feito durante os anos de 1681/1682.
Incorporação: Transferência, (Fundo Antigo), Sé de Coimbra
Bibliografia
Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940
Catálogo ilustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portuguesa e espanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882
GONÇALVES, A. Augusto; Eugénio de Castro - Noticia Historica e Descrytiva dos Principaes Objectos de Ourivesaria existentes no Thesoiro da Sé de Coimbra. Coimbra: F. França Amado, 1911
GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de Ourivesaria. Coimbra: 1984
Inventário da Colecção MNMC;Ourivesaria Sécs XVI e XVII. Lisboa: IPM, 11/1992
Inventário do Tesouro da Sé de Coimbra feito no Ano de 1710
Exposições
Ourivesaria dos Sécs. XVI e XVII
MNMC
Exposição Física
Exposição de Ourivesaria Portuguesa dos Séc. XII a XVII. Comemorações Nacionais de 1940
Coimbra, MNMC
Exposição Física
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola