Relicário de Santa Luzia
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 6103;O43
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1575/1625
-
-
Técnica: Prata branca, relevada, incisa e vazada
-
Dimensões (cm): Alt. 36,5 x Larg. 16,5 x Prof. 10,8
-
Descrição: Relicário em forma de templete, debase rectangular, com frontão triangular sustentado por quatro colunas e encimado por cobertura piramidal de dois registos rematada por pirâmide.
Na base de orla lisa sobrepujada por renque de ovados incisos entre molduras cordiformes, assentam as colunas sobre plintos moldurados cujas faces são decoradas por enrolamentos com quadrifólios ao centro.
O entablamento, com friso decorado por cercadura de óvulos, é encimado por frontão triangular, com querubim no tímpano e rematado por acrotérios com urnas. A cobertura é decorada por motivos vegetalistas, geométricos e entrelaços sobre fundo puncionado.
As faces do relicário são divididas em dois registos de cinco panos separados entre si por arcaria. Esta decoração é incisa em três faces e vazada na anterior, formando porta com fecho de encaixe e protecção de moscovite.
Sobre fundo de tecido vê-se a relíquia óssea, que é acompanhada pela legenda manuscrita.
-
-
Origem/Historial: Esta peça fazia parte do chamado Museu das Pratas que foi integrado no Património do Estado como museu nacional segundo o Art.º 76 da Lei de Separação da Igreja e do Estado, Diário do Governo nº 92 de 21 de Abril de 1911.
-
Incorporação: Transferência, (Fundo Antigo), Conventos Extintos, Companhia de Jesus, Colégio de Jesus, Coimbra
-
Bibliografia
- Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940
- Catálogo ilustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portuguesa e espanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882
- Exposição de Ourivesaria Portuguesa. Coimbra: MNMC, 1940
- GONÇALVES, A. Augusto; Eugénio de Castro - Noticia Historica e Descrytiva dos Principaes Objectos de Ourivesaria existentes no Thesoiro da Sé de Coimbra. Coimbra: F. França Amado, 1911
- Inventário da Colecção MNMC;Ourivesaria Sécs XVI e XVII. Lisboa: IPM, 11/1992