Dimensões (cm): Alt. 25,5 x Larg. 8,8 x Diâm. base - 6,7
Descrição: Relicário de base circular alteada, haste em forma de balaústre e corpo em forma de templete cupulado sustentado por duas colunas, abrigando um medalhão-relicário oval, e coroado por lanternim rematado por cruz latina. O corpo e a haste são ligados por sistema de rosca.
A base e a haste são lisas e molduradas. No templete, as colunas suportam um entablamento molduradao onde assenta a cúpula, e na sua base repete-se esta estrutura, agora invertida. No enfiamento das colunas encontram-se quatro balaústres.
O medalhão envidraçado e ligado ao templete por sistema de rosca, é ladeado por três flores-de-lis estilizadas, e mostra um Agnus Dei, sendo as relíquias constituídas por dois fragmentos de madeira.
Origem/Historial: Esta peça fazia parte do chamado Museu das Pratas que foi integrado no Património do Estado como museu nacional segundo o Artº 76 da Lei de Separação da Igreja do Estado, Diário do Governo nº 92 de 21 de Abril de 1911.
Incorporação: Transferência, (Fundo Antigo)
Bibliografia
Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940
GONÇALVES, A. Augusto; Eugénio de Castro - Noticia Historica e Descrytiva dos Principaes Objectos de Ourivesaria existentes no Thesoiro da Sé de Coimbra. Coimbra: F. França Amado, 1911
Inventário da Colecção MNMC;Ourivesaria Sécs XVI e XVII. Lisboa: IPM, 11/1992
Exposições
Ourivesaria dos Sécs. XVI e XVII
MNMC
Exposição Física
Exposição de Ourivesaria Portuguesa dos Séc. XII a XVII. Comemorações Nacionais de 1940