Técnica: Prata branca, relevada, incisa, vazada e recortada
Dimensões (cm): Alt. 31 x Larg. 9,4
Descrição: Relicário em forma de templete com cúpula e lanternim, que abriga um medalhão-relicário oval, e é sustentado por quatro colunas, e com remate cruciforme.
No templete, as colunas jónicas decoradas com motivos ovóides suportam um entablamento moldurado, onde foram aplicados florões de pétalas de prata branca recortada e centro de vidro facetado colorido, encimado por cúpula decorada de flores e ponta de diamante sobre fundo quadriculado, e por lanternim moldurado e decorado de motivos ovóides, e, rematado por cruz grega de braços em balaústre. A parte inferior do templete, em semiesfera achatada, é preenchida por godrões relevados encimados por florões idênticos aos do entablamento. No enfiamento das colunas encontram-se oito balaústres.
O medalhão-relicário com moldura incisa, ladeado por volutas, assenta numa base com godrões também incisos. No interior duas gravuras policromadas, uma representando S. José e o Menino, e outra Santa Inês, com as respectivas legendas, estão protegidas por vidro.
A este relicário faltam a base e a haste que originalmente o sustentavam.
Origem/Historial: Esta peça fazia parte do chamado Museu das Pratas que foi integrado no Património do Estado como museu nacional segundo o Artº 76 da Lei de Separação da Igreja do Estado, Diário do Governo nº 92 de 21 de Abril de 1911.
Incorporação: Transferência, (Fundo Antigo)
Bibliografia
Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940
GONÇALVES, A. Augusto; Eugénio de Castro - Noticia Historica e Descrytiva dos Principaes Objectos de Ourivesaria existentes no Thesoiro da Sé de Coimbra. Coimbra: F. França Amado, 1911
Inventário da Colecção MNMC;Ourivesaria Sécs XVI e XVII. Lisboa: IPM, 11/1992
Exposições
Ourivesaria dos Sécs. XVI e XVII
MNMC
Exposição Física
Exposição de Ourivesaria Portuguesa dos Séc. XII a XVII. Comemorações Nacionais de 1940