Santo António de Lisboa
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: AG197
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Gravura
-
Dimensões (cm): Comp. mancha:8,6; matriz:9,1 x Alt. mancha:13,7; matriz:14,9
-
Descrição: Gravura - registo de santo, representação de Santo António com o Menino Jesus ao colo sobre o Livro, dentro de moldura-altar de decoração simples na qual se descata o cortinado que partindo do topo superior da moldura ao centro e sobre ela se abre para ambos os lados, dando um nó de cada lado, também sobre a moldura, e caindo já no interior da composição; é esse cortinado que serve de pano-de-fundo ao Santo com o Menino.
Sobre a abertura do cortinado, no topo superior, uma coroa de flores, em elipse. Mais flores soltas decoram pontualmente a composição, inferiormente.
Santo António está representado como franciscano, com manto e capucho erguido, decorados nas orlas (a decoração está delida); segura na mão esquerda haste de açucenas e cruz. Ao seu colo, do lado esquerdo, sustenta o Menino, sobre livro, onde está pendurado um terço. O Menino está coroado, voltado de frente para o observador, fazendo o gesto de falar com a mão direita, enquanto ostenta o globo do mundo encimado por cruz na mão esquerda. Ambos estão nimbados.
Neste registo adivinha-se a hidropisia de Santo António.
Inferiormente, à margem: «Rua Nova do Almada. 77»
-
-
-
Incorporação: Desconhecido
-