Descrição: Escultura de vulto de pequenas dimensões, da Rainha Santa Isabel, representada na plenitude da sua vida, retratando o epis´odio do "Milagre das Rosas".
Apresenta-se de pé, sobre uma base dourada, recortada e moldurda. Veste trajes reais, constituídos por túnica azul decorada e debruada a ouro, ligeiramente erguida para formar o regaço das rosas, deixando aparecer do joelho para baixo uma sob-túnica vermelha igualmente decorada a ouro. Ao peito, um lenço branco com motivos a ouro, é preso por um firmal em forma de flor. As mangas avolumam-se a meio do braço, bastante largas e formadas duplamente - no interior punho bastante folheado, em branco/ouro e sobre ele a manga da túnica, cujo reverso é vermelho/ouro. No braço direito, o volume adensa-se pela presença de um largo manto, vermelho debruado e decorado com motivos a ouro, preso no ombro esquerdo por um cordão de borlas dourado, formando nó.
Na cabeça ostenta um diadema de contas, caindo ligeiramente sobre a fronte e entrelaçando-se na ondulação dos cabelos, suavemente presos na nuca. Sobre eles, possuía uma coroa, cuja existência se confirma pela presença do respectivo orifício.
Incorporação: Transferência Conventos extintos) - Convento de Santa Clara-a-Nova, Coimbra
Bibliografia
Imagen De La Reina Santa - Santa Isabel, Infanta de Aragón y Reina de Portugal (cat. exp.). Zaragoza: Disputación Provincialde Zaragoza, 1999
Exposições
Santa Isabel, Infanta de Aragón y Reina de Portugal