Moldura
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 6622;O311
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Relevada, incisa e recortada
-
Dimensões (cm): Alt. 21,3 x Larg. 13,8
-
Descrição: Estrutura: Moldura de prata de forma aproximadamente losangular. contornos interno e externo recortados em linhas curvas e ondeadas. Ao centro placa espelhada com pintura oval.
A moldura é constituída por folha de prata adossada a placa de madeira, tambêm recortada, ligados por sistema de parafusos e porca ( quatro, situados nos eixos vertical e horizontal).
Decoração: Contorno interno definido por moldura contínua ondeada, em trabalho liso e perfil côncavo. Contorno externo tambêm definido por moldura em trabalho liso com incisâo no bordo onde os temas em "C" e "S" se articulam criando uma linha de movimento ondulatório acidentada. O campo intermédio, ligeiramente rebaixado em relação às molduras, é preenchido por punção decorativo onde sobressaíem, a cheio, elementos geométricos de várias dimensões ( triângilos, retângulos, linhas curvas e um rótulo no topo inferior). O contorno externo é envolvido por folhas, rosas e rainúnculos que se expandem com maior incidência na metade superior da moldura e só pontualmente e de forma simétrica na metade inferior.Coroa a moldura uma folha de acanto aberta em palma. No topo inferior uma flôr de lis.
O centro, em fundo espelhado decorado por grinalda ( em mau estado) envcolve a pintura oval representando S. Jerónimo(?).
-
-
-
Incorporação: Transferência (conventos extintos). Mosteiro de Santa Clara de Coimbra.
-