Embriaguês
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 771
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 38 x Larg. 28
-
Descrição: Sentado e encostado a um jarro de barro pousado sobre uma mesa, um homem de idade, de barbas. O tom rosado da face, o meio sorriso. os olhos fechados e a posição do corpo, denunciam o seu estado de embriaguês. O homem veste uma camisa clara, bastante larga e os seus cabelos e barba estão embranquecidos.
A pintura é toda em tons de branco, cinzento, cremes e castanho, sobre um fundo escuro. A luz, vinda do lado direito, incide sobre a figura do homem e da bilha.
No canto inferior direito, directamente sobre a camada cromática, a pintura tem um selo branco com o número 162, correspondente à sua numeração no inventário realizado por António Francisco Barata.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da biblioteca Pública de Évora, a qual teve origem na colecção do Arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. No inventário da colecção da B.P.E. realizado por António Francisco Barata em 1890 a pintura aparece com o número 162 como "Homem abraçado a uma bilha: Quadro hollandez ou flamengo". A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-