Moldura
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 6628;O317
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: relevada, recortada e incisa
-
Dimensões (cm): Alt. 17,9 x Larg. 9,5
-
Descrição: Estrutura:
Moldura rectangular com os topos alongados: o superior em forma de frontão triangular de arranques laterais interrompidos; o inferioe de terminação triangular.
Contorno interno rectilíneo; contorno externo de recorte mistilíneo. Folha de prata adossada a placa de madeira, também recortada, presa por sistema de parafuso(visíveis no anverso - cabeça semi-esférica em trabalho liso) e porca(quadrilóbulos).
Decoração:
Contorno interior definido por dupla moldura: a primeira de perfil plano com pequenos círculos incisos; a segunda em trabalho liso e perfil côncavo. Um sulco puncionado separa as duas molduras.
As partes laterais são decoradas até meia altura por renque vertical de oito semi-esferas em trabalho liso. A metade superior apresenta um lourel vertical e ligeiramente curvo. Do topo inferior da moldura, definido por folha de acento estilizada, (?) partem dois ramos de louro curvos e de extremidades enroladas, em direcção aos cantos.
O topo superior apresenta ao centro um ovalo em relevo, de trabalho liso, contornado por punção decorativo, envolto por dois "C" afrontados. Este motivo é coroado por folha de acanto aberta, com o centro em circulo escavado e ladeado por dois "C", abertos para o exterior, de corpo vegetalista (lourel) e extremidades enroladas. A moldura encerra uma pintura sobre tecido vermelho escuro, representando a Virgem rodeada por anjos. No topo superior a legenda: "Nostra que est(?)".
-
-
-
Incorporação: transferência(Conventos extintos)Mosteiro de Santa Clara de Coimbra.
-