Urna eucarística
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 6879;O486
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: relevada, incisa e recortada
-
Dimensões (cm): Comp. 66.5 x Alt. 61.5 x Larg. 51.5
-
Descrição: Estrutura: urna de madeira folheada a prata (5/8 folheado a prata eos restantes 3/8 é madeira) e assentes sobre quatro pés de talha.
A urna é composta por corpo e tampa. Corpo em forma de octógono oblongo e perfil bojudo. A tampa em forma de pirâmide truncada, composta por três registos sobrepostos: o intermédio de perfil convexo e os das extremidades côncavos. A tampa é rematada por anel semi-circular, encimado por cilindro com estrangulamento central e composição em forma de botão. Folhas de prata presas à madeira por sistema de pregos. Tampa presa por sistema de dobradiça.
Decoração: base em talha dourada, os pés são em volutas e os espaços intermédios preenchidos por decoração vegetalista.
Corpo com friso superior de perfil convexo decorado por cercadura de acantos e ovados duplos em trabalho liso, contornados por moldura. O corpo apresenta na frente e nos lados decoração de reservas mistilíneas, com os cantos preenchidos por entrelaças de terminação vegetalista. No campo da reserva encontra-se uma cartela de contornos ondeados - temas em "C" e em "S" - folhas encrespadas pâmpanos, recticulado oblíquo e vieiras nos topos, tendo no centro um ovado irregular em trabalho liso. A decoração é completada com a aplicação de vidros coloridos. Os lados menores do octógono são igualmente delimitados por reservas mistilíneas, idênticas às anteriores, encerrando entrelaços donde pendem motivos vegetalistas. As arestas do octógono são revestidas por festões de campaínhas. A parte superior do corpo apresenta dois frisos: o primeiro de perfil côncavo, é decorado por cercadura de entrelaços donde pendem alternadamente palmas e vieiras; o segundo é preenchido por cercadura de "C" afrontados, com o centro convexo em trabalho liso, separados por motivos vegetalistas.
Tampa com friso inferior decorado por duas faixas entrelaçadas com o centro perlado. Os três registos da tampa apresentam decoração geométrica: o primeiro de reservas mistilíneas; o intermédio por motivos em "C" ondeados e o superior por cartelas de contornos ondeados. Todos estes motivos encerram rainúnculos, campaínhas, acantos, tulipas e recticulado oblíquo, tudo sobre fundo de punção decorativo. Os lados menores do octógono são decorados por temas em "C" que encerram túlipas, vieiras e duplos ovados em trabalho liso. As arestas são revestidas por acantos abertos em palma e no terço superiorpor festões de campaínhas. Remata a urna, anel semi-circular em trabalho liso encimado por cilindro com cercadura de ovados vasados e composição em botão constituída por folhas de acanto.
-
-
-
Incorporação: transferência; Mosteiro do Louriçal.
-
Bibliografia
- Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940