Espivitadeira
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 6905;O519
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: relevada, incisa, recortada e soldada
-
Dimensões (cm): Comp. 16 x Alt. 4
-
Descrição: Estrutura: tesoura de morrões (espevitadeira) assente sobre três pés cilindricos, com ligeiro estrangulamento ao centro. Pega com as extremidades curvilíneas e hastes de linhas circulares.
Lâmina inferior de terminação pontiaguda, tendo ao centro o depósito de morrões, de formato aproximadamente semi-circular, com as extremidades enroladas para fora. Lâmina superior de menores dimensões, terminando no apagador de morrões; placa disposta verticalmente com igual recorte ao depósito de morrões, apresentando linhas curvilíneas no lado exterior da lâmina. As duas lâminas são presas por prego de cabeça esférica e duas placas circulares ao nível do eixo.
Decoração: pega da tesoura de morrões em trabalho liso e hastes preenchidas por filetes perlados, igualmente no reverso.
Lâmina inferior de trabalho liso, apresentando decoração ponteada na parte superior do depósito de morrões. A face externa deste apresenta decoração incisa e puncionada, de cariz vegetalista. no reverso da lâmina apresenta decoração incisa e puncionada, de motivos geométricos. Lâmina superior em trabalho liso, com decoração vegetalista puncionada e incisa na zona central do apagador de morrões.
-
-
-
Incorporação: Sr.Dr. Costa Martins
-
Bibliografia
- GONÇALVES, A. Nogueira - 1940