Santo António de Lisboa
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 4321;AG212
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1780/1820
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Gravura
-
Dimensões (cm): Comp. mancha:5,9 x Alt. mancha:9
-
Descrição: Gravura - registo de Santo com a representação, no interior de uma igreja, de Santo António com o Menino Jesus.
Ambos aparecem ao centro da composição, frontais, com as cabeças ligeiramente voltadas um na direcção do Outro.
O Santo enverga túnica, alva e uma sobrepeliz, vestes de cónego regrante de Santo Agostinho. Apresenta tonsura e nimbos (auréola e raios). Segura na mão direita a cruz e os lírios.
O Menino, sentado sobre o Livro apoiado na mão esquerda do Santo, está nú e tem na mão esquerda o coração sobrepujado pela cruz, enquanto com a direita faz o gesto de acariciar o rosto de António. Ostenta na cabeça uma coroa fechada sobrepujada também por uma cruz e envolta num nimbo de raios. A alusão à paixão é feita ainda à esquerda, em segundo plano, onde, em cima de um altar com castiçais se destaca um crucifixo.
Ao fundo, a enquadrar as figuras, um nicho. marcação de ladrilhos no chão tenta dar profundidade à composição.
A cena é rematada por uma moldura irregular, de motivos fitomórficos e mistilíneos que é interrompida no topo superior por uma cartela irregular de concheados, que contém a inscrição, numa alusão clara ao local de nascimento do Santo: Lisboa.
No topo inferior, outra cartela com a mesma largura da moldura principal e com metade da altura dessa, alberga a oração e indulgências. No seu topo está um pequeno medalhão contendo a representação da Santa Cruz, ladeada por dois anjos orantes.
No topo inferior, fora da mancha, ao centro, e acompanhando a irregularidade da moldura, apercebe-se inscrição, talvez do local de venda, porém ilegível.
-
-
-
Incorporação: Desconhecido
-