Apariçaõ da Virgem com o Menino a Santo António
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 4329;AG230
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Gravura a ponta seca
-
Dimensões (cm): Comp. mancha:25 x Alt. mancha:38,3
-
Descrição: Gravura que reproduz uma pintura cujo tema é a aparição da Virgem com o Menino a Santo António.
Santo António, à direita, de pé , curva-se perante o Menino para Lhe beijar a mão.Jesus, junto a Sua Mãe, inclina-se na direcção do santo e traz consigo o ramo de lírios para lhe entregar. Os Seus pés pousam sobre um altar, coberto, sobre o qual está o Livro, aberto.
A Virgem foi representada ao centro, formando o vértice da pirâmide compositiva. Está sentada e com as mãos faz o gesto de aproximar o Menino do frade ( António não está nimbado). Junto à Virgem, em baixo, dois anginhos observam a cena. À esquerda, virado de perfil para a direita, um outro anjo, sobre nuvem, olha também na direcção do Menino e de António.
Superiormente, em redor das personagens centrais, pairam anginhos, sobre nuvens; os da direita transportam consigo um cortinado, como se fossem «fechar o pano» para permitir a privacidade devida a este encontro.
A enquadrar a cena - de formato rectangular ao alto - moldura larga de acantos delimitados por perlado contínuo. A envolvê-la uma outra, delimitada por filete simples, prenchida por pequenos traços paralelos.
Em baixo, extra-mancha, a subscrição, elucidando acerca da origem desta gravura.
A pintura que deu origem a esta gravura é uma representação convencional desta cena e tipicamente barroca: não faltam os anginhos, os panejamentos esvoaçantes, as nuvens sobre as quais pairam querubins ou anjos de rosto diáfano.
-
-
-
Incorporação: Desconhecido
-