Brinco
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 2757;O588
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Joalheiro)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: relevado,vazada ,recortada e engastada.
-
Dimensões (cm): Alt. 8,4 x Larg. 1,9
-
Descrição: Estrutura: brinco de 102 minas novas em montagem de prata, composto por três corpos articulados por gancho e argola rectangular-o corpo superior é em navette, o intermédio em laçada dupla e o inferior em gota alongada (pendente).No reverso do corpo superior, sistema de suspensão feito por gancho preso por dobradiça. Daquele, parte uma argola vazada destinada a aliviar o peso.
Decoração: O talhe das oito minas novas circulares que formam o eixo vertical é em brilhante completo. As restantes (trapezoidais e aproximadamente quadrangulares) são de talhe idêntico. Corpo superior delimitado por contorno externo de cordão perlado (em ouro) envolvendo vinte e quatro minas novas, seguido de novo contorno em cordão, onde se inscrevem três minas novas ( a central maior).
Corpo intermédio em laçada com quatro filas de minas novas a cada lado, em grupos de dois, separadas por cordão perlado. Ao centro, mina nova de perfil circular. Pontas do laço agrupadas duas a duas, divididas por cordão, tendo a cada lado nove pedras. Corpo inferior com contorno externo em cordão perlado, interrompido no topo inferior por terminação vegetalista preenchida por mina nova. Seguem-se vinte e oito pedras, separadas das três centrais (decrescentes, no sentido do topo inferior para o superior) por cordão perlado.
Reverso em trabalho liso.
-
-
-
Incorporação: conventos extintos
-
Bibliografia
- Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940