Tapete de Arraiolos

  • Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
  • Nº de Inventário: 1366;T773
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Têxteis
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 18
  • Técnica: Arraiolos- pontos cruzados e ponto linear ( cercadura externa junto à franja )
  • Dimensões (cm): Comp. 210 x Larg. 117
  • Descrição: Barra: na margem exterior esquerda existem vários triângulos de face exterior recortada ao longo da barra, ( aos quais lhe faltam alguns pontos ). Pode observar-se a alternância de triângulos de maior ( 6-7 cm ) e menor dimensão ( 4,5-6 cm ). Da intervenção de restauro que o tapete foi objecto, encontramos diferentes tonalidades de uma mesma coloração, o que acontece com os triângulos da barra. De um lado apresentam um verde mais escuro, e do outro, um verde mais esbatido, cujos contornos são de côr de marfim e castanho. Podemos ainda observar as diferentes tonalidades de azul que marcam o fundo da barra, contrastando com o castanho e amarelo dos contornos deste motivo em ziguezague. Existe tambem um contorno azul em toda a barra, cuja transposição é marcada por um corte brusco do plano transversal para o plano longitudinal. A sustentar a franja (castanha ) encontramos uma linha de pontos alternados em côr de marfim e o mesmo azul que marca a côr da barra. Campo: Em cada uma das extremidades do campo, envolvendo o ornato central, encontramos decorações compostas por, um motivo de dupla folha cerreada, em cada um dos cantos, de tons amarelos na parte inferior, contornada a castanho, e na parte superior, de fundo azul, contornada a amarelo. Centrado no eixo longitudinal, em cada uma das cabeçeiras, está um ornato floral contornado a azul e matizado a verde, amarelo, marfim e castanho. Ladeando este ornato, estão duas pombas contornadas a verde com fundo castanho, exceptuando as patas a azul e a asa a marfim, tal como a cruz em aspa que se encontra no seu peito. Entre a barra e o ornato central encontramos ainda, ladeando as pombas, dois pequenos corações contornados a castanho, com o fundo a marfim. Junto á barra longitudinal, está em cada um dos lados, uma águia vista de frente, de asas abertas, com a cabeça levantada a apanhar um raminho florido, que tem dois tons de verde ( um mais escuro , e outro mais claro ), o azul e o marfim. A águia contornada a verde, com o fundo a castanho, e com um coração invertido no centro, contornado a azul e preenchido a marfim. As asas, dispondo-se em filas longitudinais, alternando o marfim, o azul, o amarelo e o castanho. A cauda é matizada a marfim e dois tons de azul ( claro e escuro ). Dispoem-se entre estes diversos motivos, rosetas, umas com diferentes tons de azul e marfim, e outras contornadas a azul, e preenchidas a verde. Ornato central: É delimitado por uma cercadura de folhagem cerreada, contornada a castanho escuro e marfim, com o interior a castanho mais claro. Esta cercadura é coroada no eixo longitudinal por um motivo natural de forma bolbosa, de fundo azul. O fundo que é delimitado pela cercadura externa e interna, é matizado a verde. A cercadura interna, contornada a azul, é composta por quatro nuvens de fundo castanho, marfim, amarelo e verde escuro. No seu seguimento, rematando cada um dos lados desta cercadura, encontramos oito arabescos de fundo amarelo. Entre estes, temos um pequena roseta de fundo azul, contornada a castanho. O ornato central, de fundo azul escuro, é contornado a azul claro, e é composto por quatro cravos em forma triangular, divididos por pequenos triangulos que alternam o verde e o azul; contornado no seu interior, pelo castanho e pelo marfim. estes cravos são encimados por um remate curvílineo bipartido, e suportados na sua base por uma pequena flôr contornada a verde escuro e de fundo castanho. No centro de todo o tapete, encontramos um rainunculo, delimitado a castanho escuro, com fundo amarelo, e no centro, um pequeno fundo a marfim contornado a azul escuro para além de um fundo azul claro. Em cada uma das quatro extremidades laterais destes motivos, temos uma folhagem de fundo castanho, envolta por uma cercadura a marfim.
  • Incorporação: Conventos Extintos

Bibliografia

  • Catálogo da Secção de Tecidos, Bordados, Tapeçaria e Tapetes. Coimbra: M.N.M.C., 1943
  • OLIVEIRA, Fernando Baptista de - História e Técnica dos Tapetes de Arraiolos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1973

Multimédia

  • 210.JPG

    Imagem