Cruz Processional
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 7101;O742
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 14/15
-
-
Técnica: Relevado, recortado,e inciso
-
Dimensões (cm): Alt. 39,5 x Larg. 35,5
-
Descrição: Cruz de perfil plano, em trabalho liso, cujos topos rematam em flor de liz - parte central de contorno triangular coroado por botão relevado; partes laterais de contorno bojudo e extremidades reviradas. O topo inferior apresenta remate flordelizado diferindo dos restantes apenas na parte central, cujo contorno é em ponta de lança alongada, de modo a encaixar numa base. Sob as extremidades dos remates flordelizados cada lado da cruz apresenta recortes lanceolados. Os braços e a haste são constituídos por quatro segmentos que encaixam num quadro central de vértices salientes, rematados por botões relevados ( faltam os dois dos vértices superiores).
Este quadrado é formado pela junção de duas placas, soldadas em sobreposição. Na cruz integra-se uma escultura de Cristo crucificado, disposta do seguinte modo: braços abertos em "V" alongado e presos por três pregos, cabeça ligeiramente sobre o lado esquerdo e pés sobrepostos; representado com barba, cabelo comprido e envolto por auréola, usando ainda um cendal.
A extremidade inferior da haste assenta numa estrutura com base semi-esférica de contornos moldurados, encimada poe encaixe formado por duas placas paralelas, cujo perfil define um "M". A base e o encaixe estão soldados. Na orla da base são visíveis quatro orifícios vazados. O interior da base possui um espigão em forma de ponta de lança.
-
-
-
Incorporação: desconhecido
-