Técnica: bordado directo e bordado de aplicação, pontos de ouro, ouro estendido, ouro matizado,ouro com relevo, canutilho em fio de fieira, aplicação de discos metálicos, seda matizada, ponto lançado, ponto de cadeia, ponto de pena(?), pontos de realce a fio de seda sobre ouro, cordãozinho de seda e ouro e cordãozinho dourado, efeitos com cordão de enchimento, enchimento coberto a fio dourado e seda.
Dimensões (cm): Alt. 150 x Larg. 298
Descrição: Pluvial com corpo em tecido de seda lavrada a fio de ouro e prata, decorda com motivos florais estilizados.
Na parte frontal do corpo do tecido existe ainda um fragmento em damasco lavrado a fio metálico.
Sebasto bordado com três edículas de cada um dos lados e ainda nas costas do pluvial as edícullas são delimitadas por largo galão bordado.
Debruando o limite entre o sebasto e o tecido do corpo está um galão rendado a tecido amarelo.
... Ver mais Molduras rectangulares delimitam cada uma das edículas. Estas apresentam seis figurações das virgens mártires com trajes de corte - vestido ou túnica e manto, ornamentados com bolas, cintos, toucados e joias - algumas com atributos ( palma de martírio, setas invertidas e livros abertos ). Enquadram-nos nichos arquitectónicos de sabor renascinta, encimados extradorso por pequenos brasões com as armas de Portugal e da familia dos Eças. Interiormente simula-se a criação de pavimentos e fundos geometrizados.
Sobrepujando o arco do nicho dispõe-se uma movimentada composição formada por vaso central ladeado por volutas de cariz vegetalista e floral, e ainda uma cornocópia.
Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de ... Ver maisdesenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
Peça proviniente do Mosteiro de Lorvão
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Catálogo da XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e cultura. Arte Antiga 1 "As Descobertas e o Renascimento, Formas de coincidencia e de cultura". Lisboa: Presidência do Concelho de Ministros, 1983
CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - Cidade de Coimbra. Lisboa: 1947
DIAS, Pedro - História da Arte em Portugal - O Manuelino. Lisboa: Alfa, 1986
El Arte en la época del Tratado de Tordesillas[cat.exp.]. Valladolid: 1994
Europália 91 - No Tempo das Feitorias (cat. exp.). Lisboa: IPM, 1992
Europália 91 - No tempo das Feitorias - Europália[cat.exp.]. Antuérpia: 1991
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GAMA, Luis Filipe - "O Pluvial Armoriado da Abadessa de Lorvão, D. Catarina de Eça", separata do Tomo I do volume I de Bibliotecas arquivos e Museus. Lisboa: 1985
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Paramentos. Coimbra: MNMC, 1973
Exposições
XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura do Conselho da Europa
Lisboa
Exposição Física
Europália 91 - Feitorias
Antuérpia
Exposição Física
Europália 91 - Feitorias - Lisboa
Lisboa, MNAA
Exposição Física
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola