Moldura
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 6605;O293
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Relevada, incisa, recortada e vazada.
-
Dimensões (cm): Alt. 43,5 x Larg. 28,7
-
Descrição: Estrutura: Moldura de traçado mistilíneo, com contorno interior de recorte curvilíneo e contorno exterior de linhas curvas e ondeadas. Base constituida por dois pés de recorte concheado e cabeceira em forma aproximada de frontão alongado. No interior, centro ( de recorte aproximadamente losangular) vazado emoldurando iluminura polícroma. Placa de prata adossada a uma estrutura de madeira, presa por pregos (só é visível um, pelas costas) cujas cabeças semi-esféricas são visíveis na frente( doze falta uma).
Decoração: Contorno interior de trabalho liso, duplamente moldurado, de perfil côncavo- no topo inferior dois renques de louro nascidos de duas rosas cruzam-se em arco.Esta moldura tem um contorno martelado. Contorno exterior formado por partes laterais constituídas por "C" reentrantes com extremidades ondeadas, de pontas enroladas, em trabalho liso de perfil côncavo. As pontas dos "C" são ligadas, no sentido vertical por uma banda de perfil convexo e por uma outra de perfil semelhante,curvo ligada à parte reentrante do (C). Base com pés de recorte concheado ligados por arco interrompido por acnato a cheio com esferas nas folhas. O arco é de perfil côncavo em trabalho liso, cabeceira contornada a moldura de recorte curvilíneo interrompida a nível do vértice por acanto aberto em palma. Todo o contorno exterior é acompanhado por banda convexa, martelada. Lateralmente o frontão é decorado por rainúnculos a cheio, imbricados em folhagem, padrão este que, a par com duas rosas, se repete no campo delimitado pelos dois contornos (interno;externo). O remate superior encima um pequeno rótulo formado por dois "C" afrontados "C" de centro convexo, em trabalho liso.
Ao centro, placa espelhada com decoração vegetalista protege e emoldura uma pequena iluminura com uma figura de feições orientais vestida de guerreiro, com um manto rosado, duas setas na mão esquerda e folhagem na direita. O elmo (com penacho azul) e o arco (com as restantes setas) encontram-se pousadas. A figura apresenta uma auréola.
-
-
-
Incorporação: Mosteiro de Sta Clara, Coimbra.
-
Bibliografia
- Catálogo-Guia da secção de Ourivesaria. Coimbra: MNMC, 1940