Crucifixo
-
Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
-
Nº de Inventário: 4468;O738
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16
-
-
Técnica: Relevado e inciso.
-
Dimensões (cm): Alt. 15,4 x Larg. 6,8
-
Descrição: Estrutura: Cruz patriarcal ( com terminações semelhantes a uma cruz pátea, precedidas por dois pequenos lóbulos, um em cada lado). Remata-a uma argola de pendurar com a forma de um coração estilizado, de pontas enroladas, com o topo flordelisado.
Decoração: Anverso- haste com a representação de cristo crucificado com o cendal cingido à cintura e auréola de reservas semi-circulares incisas.Na haste e nos braços menores da cruz é cisível a representação do sangue que brota das chagas. Uma série de raios incisos e quatro estrelas envolvem os braços de Cristo. A haste apresenta na extremidade superior o monograma"INRI" ( Jesus de Nazaré Rei dos Judeus) encimado por estilizações vegetalistas e, na inferior, uma caveira ladeada e encimada por três estrelas apresentando também a mesma decoração vagetalista. Entre os pés de Cristo e a caveira a inscrição "MEI".
No reverso, na haste, a figura da Virgem representada, assente numa mei lua vendo-se, no topo, uma coroa encimada por um anjo.Nos dois braços da cruz quatro anjos: os do brabraço maior seguram a Virgem e os outros dois a coroa, figurando dois momentos sacros da vida da Virgem: ascenção e coroação. Tanto o anverso como o reverso são contornadas a incisão. Argola de trabalho liso.
-
-
-
Incorporação: Doador desconhecido
-