Suporte: Madeira de carvalho (seis tábuas, na vertical)
Técnica: Óleo
Dimensões (cm): Comp. 127 (pintura) x Alt. 186 (pintura)
Descrição: O anúncio da vinda do Redentor decorre no interior de uma igreja de três naves, cujas colunas do transepto são de mármore, imprimindo um carácter acolhedor à cena.
À frente delas, à direita, o Arcanjo Gabriel, já ajoelhado, toma a palavra. Na sua mão esquerda segura o bastão com a filatectera. À sua frente, com o Livro numa mão e a outra pousada sobre o peito, a Virgem acolhe a notícia. Por detrás do anjo, num registo superior correspondente ao arco da nave do lado da epístola, um grupo de anjos observam o encontro; em baixo, um poço (alusão à fonte da vida) e um pátio de uma casa. No lado oposto, desenrola-se uma cena doméstica, junto a uma lareira.
No transepto, junto cúpula, estão representados, em grisalha, dois profetas, segurando filacteras.
As arquitecturas e as personagens orientam o observador para o motivo central, simbolicamente apresentado ao fundo, no sacrário do altar-mor: o Redentor.
A composição segue modelos difundidos por gravuras italianas.
A moldura de talha dourada, é de forma ondulada no topo superior, evidenciando o centro da composição: a abóbada de berço em pedra que constitui a cobertura da capela mor desta igreja.
Existe no Museu uma outra pintura, com o mesmo tema, Inv. P207, cuja composição é uma versão concentrada desta obra.
Incorporação: Conventos extintos. Colégio das Artes, ou Colégio de S. Jerónimo (?). Esteve depoistado no antigo Hospital da Universidade.
Bibliografia
Conservar é conhecer (cat. exp.). Coimbra: Museu Nacional de Machado de Castro, 2005
DIAS, Pedro; SANTOS, J.J. Carvalhão - A Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico. Coimbra: Instituto H.A., FLUC, 1988
Pintura Maneirista de Coimbra (cat.exp.). Coimbra: MNMC, 1983