Retábulo do Sacramento

  • Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
  • Nº de Inventário: 796;E145
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 16
  • Técnica: Baixo-relevo, alto-relevo, vulto perfeito; Policromia (vestígios)
  • Dimensões (cm): Alt. 408 x Larg. 253 x Prof. 50
  • Descrição: Retábulo em calcário com estrutura em tríptico composto por banco, primeiro andar e ático. Invocativo do Santíssimo Sacramento, tem representações em alto-relevo e figuras de vulto, com painéis separados por pilastras coríntias. O banco é constituído por quatro pedestais, correspondentes às quatro pilastras do primeiro andar. Os dois pedestais interiores têm representados em relevo, São Pedro à esquerda, e São Paulo à direita, e ladeiam uma peanha ao centro, que servia originalmente de suporte ao sacrário. Esta peanha tem a forma de taça, com o corpo decorado por acantos e uma cartela flamenga, e é moldurada no topo com grilhagem de volutas e mascarão ao centro; é erguida lateralmente por dois putti alados, com corpo de Serafim. O primeiro andar é constituído por três painéis separados por pilastras coríntias, sendo o central mais largo. Os painéis laterais albergam as figuras de São João Baptista à esquerda, e São João Evangelista à direita, em nichos em edícula encimados por querubim. O painel central, actualmente vazio (e onde se situaria o sacrário para o Santíssimo sacramento), foi revestido posteriormente (em 1961) com azulejos enxaquetados verdes e brancos (dificultando a leitura da obra). O ático, sobre uma cornija saliente, é composto por três painéis com largura correspondente aos do primeiro andar. Nos laterais, estão representados dois anjos músicos ajoelhados, tocando harpa o da direita, e viola o da esquerda. O painel central tem representada, em alto-relevo, a Virgem Maria ajoelhada e sendo coroada pela Santíssima Trindade (Jesus Cristo, Deus-Pai e o Espírito Santo) sentados em tronos, respectivamente à sua esquerda e direita; em fundo estão representados diversos querubins e anjos. O ático era encimado por brasão, do qual resta apenas o remate superior, inserido no coroamento. O coroamento é formado por frontão triangular, sobre o qual dois putti estendidos seguram uma grinalda (mutilada).
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Este retábulo proveniente do Mosteiro do Lorvão, foi depositado em 26 de Março de 1896, no Museu de Archeologia do Instituto de Coimbra. Originalmente tinha ao centro um sacrário, que foi destruído. Foi adossado à parede da Galeria da Renascença no Museu nacional Machado de Castro, a 4 de Julho de 1961, altura em que lhe foram colocados na parte central um fundo de azulejos enxaquetados em verde e branco.
  • Incorporação: Conventos extintos - Mosteiro de Santa Maria do Lorvão.

Bibliografia

  • BORGES, Nelson Correia - Arte Monástica em Lorvão. Das Origens a 1737, Dissertação de Doutoramento. Coimbra: F.L.U.C., 1992
  • BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980
  • CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941
  • Museu Machado de Castro - Notas. Coimbra: 1916
  • SALTEIRO, Ilídio - Arquitectura retabular do Séc. XVI, Dissertação de Mestrado apres. à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova. Lisboa: 1986

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