Virgem da Misericórdia

  • Museu: Museu Nacional de Machado de Castro
  • Nº de Inventário: 4098;E134
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Ruão, João de (-)
  • Datação: Século 16
  • Técnica: Baixo-relevo, alto-relevo, policromia
  • Dimensões (cm): Alt. 286 x Larg. 312 x Prof. 31
  • Descrição: Retábulo em calcário (incompleto) de estrutura em tríptico de dois andares e enquadramento arquitectónico com pilastras coríntias no primeiro andar e colunas-balaústre no segundo. Invocativo de Nossa Senhora da Misericórdia, representada no painel central superior. Em cada um dos andares, dois painéis laterais ladeiam o painel central, mais largo. No primeiro andar, os encasamentos das pilastras que separam os painéis, albergam figuras de santos: São João Baptista, São Roque, São Jerónimo e São Sebastião. De acordo com a disposição actual dos painéis, a sua leitura inicia-se no painel central do 1º andar, com a cena da Visitação, segue para a esquerda com o Presépio ou Adoração dos Pastores, depois para o superior esquerdo, com a Adoração dos Magos, seguido do painel inferior direito com a Apresentação do Menino no Templo, do superior direito com a Fuga para o Egipto, terminando no painel central superior, com a representação da Virgem da Misericórdia. No painel da Visitação está representada a Virgem abraçando Santa Isabel, ladeadas à direita por duas figuras femininas e à esquerda por Zacarias, destacando-se de um fundo arquitectónico e árvores em baixo-relevo. No painel com a representação do Presépio destaca-se a Virgem e São José ladeando o Menino, rodeados por anjos, pastores e os animais, enquadrados num arco, através do qual se perspectiva fundo arquitectónico. A Adoração dos Magos está também perspectivada num fundo com arco, destacando-se ao centro a Virgem entronizada, com o Menino ao colo; à sua direita São José, à esquerda os Reis Magos com as ofertas Envolvendo a cena da Apresentação do Menino no Templo, novamente um arco de triunfo enquadra o fundo esculpido em perspectiva; em primeiro plano está a Virgem ajoelhada, com o Menino e o altar dispostos obliquamente, tendo atrás de si São José e uma figura feminina, mais atrás ainda outra figura, masculina, segurando as pontas de um dossel. A cena da Fuga para o Egipto enquadra-se ainda em arco, representando a Virgem e o Menino sentados no burro, em posição frontal, conduzido à direita por São José, destacando-se de fundo com paisagem campestre, onde está ainda presente um anjo. O painel central superior, representa a Virgem da Misericórdia, elevando-se sobre um querubim e o crescente lunar; tem o manto aberto, seguro por anjos, para albergar diversas figuras esculpidas em decrescente - do lado esquerdo santos e prelados, do direito o imperador e dignatários civis. Sobre este painel conserva-se ainda o entablamento do ático.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Este retábulo foi executado para a Igreja da Misericórdia de Coimbra, sobre a Igreja de São Tiago. Foi adossado à parede da Galeria da Renascença do Museu Nacional Machado de Castro, a 4 de Julho de 1961.
  • Incorporação: Sr. Manuel da Silva

Bibliografia

  • AA.VV. - Museu Nacional Machado de Castro, Roteiro. Lisboa: IPM, 2005
  • BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980
  • CORREIA, Vergílio - Obras, vol. II. Coimbra: 1949
  • CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941
  • DIAS, Pedro - A Presença de Artistas Franceses no Portugal de Quinhentos, in Mundo da Arte, nº15. Coimbra: 1983
  • GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de História da Arte da Renascença. Porto: 1979
  • SALTEIRO, Ilídio - Arquitectura retabular do Séc. XVI, Dissertação de Mestrado apres. à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova. Lisboa: 1986
  • SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: 1950
  • SILVA, Armando Carneiro - "Um Inventário Seiscentista da Misericórdia de Coimbra", in Munda, nº9: 1985

Multimédia

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