Missal
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1338
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: 1656
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 25,4 x Larg. 18,6 x Esp. 4,5
-
Descrição: Colectânea - Collectarium/ Sac.Ordinis/ Proedicatorum [...], Roma, 1656 - encadernada em veludo vermelho, com ornamentos e fecho de prata aplicados.
Ornamentos dos cantos [cantoneiras] da capa e da contra-capa com grande cogulho e secção de flor de malmequer, com fundos vazados. Cravo de sustentação, rebitado. Badana interior para adaptação e fixação à encadernação, depois de martelada.
Motivo central da capa com monograma IHS, encimado por uma linha e cruz latina, sobrepujando duas volutas adossadas, com a forma de nuvens. Esta composição encontra-se encerrada numa molduração dupla, com toro interior circular, decorado por sequência imbricada de pequenas folhas de acanto, e toro exterior ondulado, decorado por folhas ou vagens muito estilizadas. Fundos vazados e quatro cravos de sustentação, rebitados.
Motivo central da contra-capa com a figuração do Agnus Dei, relevada e incisa, encerrada numa molduração dupla, idêntica à já descrita.
Fechos com suportes triangulares, sugerindo folha de acanto, constituídos por placas fundidas em molde, com ligeiros retoques. Apresentam fundos vazados e dois cravos de sustentação, rebitados. Os batentes, presos aos suportes por dobradiças de lingueta, foram produzidos pelo mesmo processo de fundição, apresentando flor central estrelada, com pistilos e enrolamentos fitomórficos. Fundos vazados e moldura de denticulado irregular.
-
-
Origem/Historial: Depósitadas temporáriamente no Museu Nacional de Arte Antiga em 14 de Julho de 2003, enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício do Museu de Évora.
-
-
Bibliografia
- Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993