Ordenha
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 779
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Diâm. 28
-
Descrição: Pintura a óleo sobre madeira, de forma circular. Em primeiro plano, um casal ordenha duas cabras, junto ao pequeno estábulo destas. A mulher encontra-se em primeiro plano, de joelhos, virada de costas para o espectador, ordenha uma das cabras. Junto a si um balde grande de madeira, cheio de leite, junto do qual se encontram duas galinhas. Em frente a ela o homem, virado de frente para o espectador, ordenha a outra cabra. Do lado esquerdo fica o estábulo, uma oequena estrutura de madeira, com um alpendre. O fundo é uma paisaegm.
A pintura encontra-se bastante escurecida no entanto são visíveis tons de castanho, branco algum verde e o vermelho utilizado na saia da mulher e no colete do homem.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da biblioteca Pública de Évora, vindo referida no inventário desta colecção elaborado por António Francisco Barata em 1890 com o número 276. Já em 1884 Gabriel Pereira tinha incluido esta pintura na relação que fez da colecção de pintura deste estabelecimento, onde consta com o número 89 (Pereira, 1903). Em 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
Por despachos de 1958 e de 14 de Março de 1969 a pintura foi cedida a título de depósito precário ao Governo Civil de Évora. A 2 de Dezembro de 1986 a pintura foi devolvida ao Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903