Técnica: Vulto perfeito sobre plinto rectangular Policromia
Dimensões (cm): Alt. 98 x Larg. 47
Descrição: Elemento pertencente ao conjunto escultórico Lactação de São Bernardo. O santo apresenta-se de corpo inteiro, ajoelhado e de mãos postas, envergando hábito cisterciense. Possui tonsura e tratamento do rosto muito personalizado, de formato oval, nariz afilado e maçãs do rosto pronunciadas, olhos negros e cílios finos. O corpo esconde-se sobre panejamentos largos de prega média a definir o eixo de simetria, sublinhado por mangas muito largas.
O conjunto, de grande qualidade técnica e artística, destaca-se pela plasticidade dos panejamentos, bem lançados, bem como pelo tratamento individualizado dos rostos.
Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006*
Incorporação: Conventos extintos - Mosteiro de Santa Maria de Celas
Bibliografia
BORGES, Nelson Correia - João de Ruão, Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: F.L.U.C., 1980
CORREIA, Vergílio - Obras, vol. III. Coimbra: 1953
CORREIA, Vergílio - Secções de Arte e Arqueologia. Coimbra: MNMC, 1941
GONÇALVES, António Nogueira - Estudos de História da Arte da Renascença. Porto: 1979