Coroa
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 167
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 23,9 x Diâm. 16,2
-
Descrição: Coroa fechada com aro moldurado e corpo vazado.
Aro com faixa ornamentada por grinalda e moldura decorada por sequências de boninas de seis pétalas, florescências e volutas afrontadas, centradas por motivo semi-esférico.
Corpo da coroa com rebordo superior mistilíneo, recortado, com decoração de cartelas, elementos fitomórficos trifoliados, concheados, plumas e flores de seis pétalas sobre fundo vazado. Seis imperiais convergindo em feixe no topo, com moldurações de volutas, ornamentados por concheados, flores pentapétalas, plumas simples e elementos semi-ovais relevados e incisos. Anel superior hexagonal, compósito, com remate semi-esférico, encimado por cruz grega com as extremidades florenciadas. Resplendor romboidal, com as extermidades verticais salientes e pontiagudas, disposto no cruzamento da haste e dos braços. Pequeno quadrifólio central relevado, formando ponta-de-diamante. Dispõe de espigão central.
-
-
Origem/Historial: Depósitadas temporáriamente no Museu Nacional de Arte Antiga em 14 de Julho de 2003, enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício do Museu de Évora.
-
Incorporação: Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, Évora.
-