Coroa
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1479
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 21.1 x Diâm. 19.8
-
Descrição: Coroa fechada com aro moldurado e corpo vazado.
Aro com faixa ornamentadapor sugestão de feixe de folhas de oliveira, preso por laçada em X e cartelas com óvulo central, sobre fundo de pontilhado médio, irregular.
Corpo da coroa com rebordo superior mistilíneo, recortado, com ornamentação de concheados, volutas, trifólios emplumados, pequenas rosas, meias-esferas e meios óvulos, sobre fundos vazados. Sector inferior saliente, em barriga de meia-cana, com boninas de seis pétalas ladeadas por ramagens. Seis imperiais aparafusados, convergindo em feixe no topo, com moldurações de volutas de terminação fitomórfica. Decoração de cartelas com girassol de seis pétalas e pequenos motivos treviformes, quadripétalos, de fundos vazados. Remate hipertrifiado no topo, com molduração compósita. Nascente de peanha de base grosseiramente circular, encimada por anel compósito, uma cruz latina florenciada, com as extermidades da haste e braços bifendidos e com elemento esferóide, emergente ao centro. Resplendor em X, com as hastes pontiagudas, apresentando no cruzamento da haste e dos braços uma meia-esfera. Dispõe de espigão central.
-
-
Origem/Historial: Depósitadas temporáriamente no Museu Nacional de Arte Antiga em 14 de Julho de 2003, enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício do Museu de Évora.
-
Incorporação: Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, Évora.
-
Bibliografia
- Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993