Retrato de D. Frei Joaquim de Santa Clara Brandão, Arcebispo de Évora
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 797
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 86 x Larg. 66
-
Descrição: Retrato de meio corpo, sendo a faixa inferior ocupada por uma legenda a preto sobre fundo branco, em que é identificado o retratado. Este aparece pintado num retrato de meio corpo, sentado, ligeiramente voltado para a direita, mas com o rosto, comprido e de linhas marcadas, voltado para o espectador. Por detrás, pende um reposteiro creme, preso no canto superior direito. O retratado tem a cabeça coberta pos um solidéu preto. Veste sotaina preta e sobre os ombros o pálio de arcebispo, bem como uma cruz de dois braços. Na mãoesquerda segura um livro entreaberto.
Colada no canto inferior esquerdo, um selo branco com o número 106.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu ao espólio do Conego de Évora, Bento Cabral Godinho, tendo ingressado na Biblioteca Pública de Évora em 22 de Janeiro de 1840 (Espanca, 1949, p. 31). No inventário da colecção da B.P.E. feito por António Francisco Barata em 1890 a pintura aparece com o número 106. A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949