Técnica: Tafetá; cetim; bordado aplicado; pintura manual; renda mecânica.
Dimensões (cm): Alt. . x Larg. .
Descrição: Traje desenhado para "Florentina", (Lili Neves) para a peça "Comédia das Verdades e das Mentiras", improviso em 1 acto à maneira italiana do século XVII, baseada em temas e personagens da commedia dell´arte, levada à cena pelo Teatro do Povo em 1955.
Vestido de seda em dois tons de azul, decorado com galão dourado, cordão de seda azul e pequenas lágrimas de metal, com folho recortado saindo da cintura. Corpo com tule azul palido no decote e nas mangas. Saia com barra de tule preto pintado. Pequeno chapéu de seda azul com pluma azul e vermelha e véu de tule azul.
Origem/Historial: Peça "Comédia das Verdades e das Mentiras", improviso em 1 acto à maneira italiana do século XVII, baseada em temas e personagens da commedia dell´arte, levada à cena pelo Teatro do Povo em 1955, já no final da 2ª fase da companhia (1952-1955). Encenação de Francisco Ribeiro (Ribeirinho) e figurinos de José Barbosa. Do elenco inicial faziam parte os seguintes actores: Francisco Ribeiro (Ribeirinho); Paulo renato, Costa Ferreira; Armando Cortez, Maria José, Fernando Gusmão, Carlos Duarte, Lili Neves, Gina Santos e Carlos Wallenstein.
A peça estreou em casa do Dr. Abel Lacerda no Caramulo em Junho de 1955. A sua 1ª apresentação pública foi em 13 de Agosto de 1955 no largo do Palácio Nacional de Sintra.
A peça teve pelo menos 55 apresentações pelo Teatro Nacional Popular
Incorporação: Direcçaõ Geral dos Espectáculos e do Direito de Autor
Bibliografia
MUSEU NAC., Teatro - O Grande Teatro do Mundo ou os classicos em Lisboa. Lisboa: Electa, 1994
SANTOS, Graça dos - O Espectáculo Desvirtuado. O teatro português sob o reinado de Salazar (1933-1968). Lisboa: Caminho, 2004
Exposições
O Grande teatro do mundo ou Os classicos em Lisboa