"D. Teresa"

  • Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
  • Nº de Inventário: MNT 34323
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Traje
  • Autor: Barbosa, José (Figurinista)
  • Datação: 1954
  • Técnica: Tafetá; bordado aplicado.
  • Dimensões (cm): Alt. . x Larg. .
  • Descrição: Traje para "D. Teresa", usado na peça "Tio Simplício" (1844), de Almeida Garrett (1799-1854), levada à cena pelo Teatro do Povo em 1954, já na segunda fase da companhia (1952-1955). Traje feminino composto por vestido de seda às riscas roxas e pretasc decorado com franja preta, com punhos e gola de veludo azul. Romeira de tafetá natural roxa, decorada com galão, pedras e franja preta.
  • Origem/Historial: TIO SIMPLÍCIO Um original de Almeida Garrett, levada à cena pelo Teatro do Povo a partir de 1954 e a partir de 1958 pelo Teatro Nacional Popular. Encenação de Francisco Ribeiro (Ribeirinho) e figurinos de José Barbosa. Fizeram parte do elenco inicial os seguintes atores: Costa Ferreira (Simplício); Vanda Maria (Cândida); Carlos Duarte (Luis); Maria Albergaria (mãe de Cândida); Canto e Castro (Dr. Simões); Maria José (Lúcia, prima de Cândida) e outros. A companhia itinerante Teatro do Povo, dirigida por Francisco Ribeiro (Ribeirinho) e criada por António Ferro em 1936, foi pensada como um veículo de propaganda da "política do espírito" aos meios rurais, apresentando peças com linguagem simples que procuram transmitir principalmente valores "morais" e políticos do Estado Novo e não tanto uma mensagem artística. O repertório de pouca qualidade leva à extinção gradual da companhia no início da década de 40, e Francisco Ribeiro sai para formar "Os Comediantes e Lisboa". O cargo de director do Teatro do Povo foi sucessivamente entregue a Alfredo Ruas, a Joaquim de Oliveira e a Alberto Ghira. Em 1952 o SNI decide fazer renascer a Companhia e convida novamente Francisco Ribeiro para a dirigir. Nesta segunda fase, que dura até à sua transformação em Teatro Nacional Popular (TNP) no ano de 1955, o reportório é constituído por autores clássicos maioritariamente portugueses, onde a companhia se apresenta em espectáculos ricos em termos de encenação e desenhos teatrais.
  • Incorporação: Direcção Geral dos Espectáculos e do Direito de Autor.

Bibliografia

  • MUSEU NAC., Teatro - O Grande Teatro do Mundo ou os classicos em Lisboa. Lisboa: Electa, 1994
  • RACINET, Albert - Enciclopédia Histórica do Traje. s.l.: Studio Editions, Lda, 1994
  • SANTOS, Graça dos - O Espectáculo Desvirtuado. O teatro português sob o reinado de Salazar (1933-1968). Lisboa: Caminho, 2004

Exposições

  • O Grande teatro do mundo ou Os classicos em Lisboa

    • MNT
    • Exposição Física
  • As Colecções do Museu

    • Museu Nacional do Teatro e da Dança
    • Exposição Física

Multimédia

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