Ai, Bate, Bate- As Lavadeiras
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 11191
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cenografia
-
Autor:
Pinto de Campos (Figurinista)
-
Datação: 1946/1948
-
Suporte: Cartão
-
Técnica: Desenho; Pintura
-
Dimensões (cm): Alt. 70,00 x Larg. 50,00
-
Descrição: Maquete de cenário "As Lavadeiras" da revista "Ai ,Bate, Bate", de autoria de Pinto de Campos (1908-1975), levada à cena no Teatro Variedades em 1948. Desenho de cariz infantil que representa dois montes em dois tons de verde, estando um moinho no topo de um deles. Neles, encontra-se flores e roupa estendida pela encosta. Em baixo um rio, com uma ponte, junto do qual estão debruçadas quatro lavadeiras, que remetem para as lavadeiras de Caneças. Em primeiro plano estão representadas cortinas de palco, em patchwork. A maquete encontra-se assinada, em baixo e à esquerda. Ao centro, identifica o espetáculo.
Apresenta dedicatória a Eugénio Salvador (canto inferior direito).
"Ai, Bate, Bate!", revista popular em 2 atos e 31 quadros, original de Fernando Santos, Almeida Amaral e Fernando Ávila, com música do maestro Fernando de Carvalho, cenografia e figurinos de Pinto de Campos, coreografia de Mariano Franco, direção de cena de Alberto Reis. Interpretações de Hermínia Silva, António Silva, Costinha, Álvaro Pereira, Maria Luísa, Eunice Colbert, Luísa Durão, Cacilda de Albuquerque, Maria Luizette, Luiza Colon, Fernanda Afonso, Pereira Saraiva, Alfredo Pereira e ainda o acordeonista António Mestre, o tenor Domingos Marques e os músicos Manos Alexandres. Levada à cena no Teatro Variedades, em 1948.
-
-
Origem/Historial: "Ai, Bate, Bate!", revista popular em 2 actos e 31 quadros, original de Fernando Santos, Almeida Amaral e Fernando Ávila, com música do maestro Fernando de Carvalho, cenografia e figurinos de Pinto de Campos, coreografia de Mariano Franco, direcção de cena de Alberto Reis. Interpretações de Hermínia Silva, António Silva, Costinha, Álvaro Pereira, Maria Luisa, Eunice Colbert, Luisa durão, Cacilda de Albuquerque, Maria Luizette, Luiza Colon, Fernanda Afonso, Pereira Saraiva, Alfredo Pereira e ainda o acordeonista António Mestre, o tenor Domingos Marques e os músicos Manos Alexandres.
Teatro Variedades em 1948.
-
Incorporação: Eugénio Salvador
-
Bibliografia
- MUSEU NACIONAL, do Teatro - Roteiro da Exposição "Desenhar a Revista". Lisboa: MNT: 1990
Exposições
-
Desenhar a Revista
-
A REVISTA MODERNISTA
- Museu Nacional do Teatro
- 15/2/2001 a 12/2/2003
- Exposição Física