Descrição: Martirológico - Martyrologium / romanum [...], Veneza, 1759 - encadernado em carneira com decorações a ouro e fechos de prata aplicados.
Ornamentos dos cantos [cantoneiras] da capa e contra-capa em forma de L, com linha divisória decorada por fieira de minúsculas corolas sobrepostas; no vértice do L, alinha apresenta um ressalto, formando uma pequena coroa, em forma de palma. O campo interior é ornamentado por uma composição de volutas e enrolamentos dispostos ao longo de uma haste nascente de uma pequena urna, concluindo numa flor com cogulho em baínha, que brota do interior da corola. Fundos vazados e sete cravos de sustentação, rebitados. Badana interior para adaptação e fixação à encadernação. Motivos central da capa e contra-capa com superfície circular relevada e brunida irregularmente, envolta por uma cercadura de laçarias de volutas com ramagens e florescências. O motivo da capa mostra as iniciais "¨* I N *", incisas; o da contra-capa, as cinco chagas de Cristo, dispostas em X. Suportes dos fechoscom pequena cartela centrada por flor e enrolamentos laterais, sobrepujada por duas volutas adossadas, ligadas por um anel e concluindo numa flor-de-liz. Os batentes, ligados aos suportes por dobradiças, patenteiam uma cartela com pequena flor de seis pétalas com corola saliente, ladeada por volutas e enrolamentos; enquadram-na duas secções de cimalha compósita.
Origem/Historial: Depósitadas temporáriamente no Museu Nacional de Arte Antiga em 14 de Julho de 2003, enquanto decorrem as obras de requalificação do edifício do Museu de Évora.
Bibliografia
Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993
Exposições
Exposição de Ourivesaria Portuguesa (séculos XVI-XIX)