Descrição: Figurino para "O Rei" (José de Castro) para a peça "O Rei Está a Morrer", pela Companhia Rey Colaço Robles Monteiro.Malha castanha, blusa branca com folho no peitilho.Capa vermelha de cauda comprida debruada com pele.Sapatos vermelhos e coroa na cabeça. Datado e assinado.
Origem/Historial: O Rei Está a Morrer de Eugéne Ionesco, levada à cena pela Cª Rey Colaço Robles Monteiro no Teatro da Trindade em 1970. Tradução de Fernanda de Castro. Encenação de Jacques Mauclair com a supervisão de Eugène Ionesco, direcção de Amélia Rey Colaço, cenário e figurinos de Lucien Donnat e as interpretações de José de Castro (o rei), Mariana Rey Monteiro (Rainha Margarida, 1ª mulher do rei), Henriqueta Maya (Rainha Maria, 2ª mulher do rei), Paiva Raposo (o Físico), Elisa Lisboa (mulher a dias e enfermeira) e Luís Filipe. (a sentinela)
Em 1972 houve uma reposição e o papel de fisico foi interpretado por Varela Silva e o de mulher a dias e enfermeira por Leonor Poeiras.
Incorporação: Lucien Donnat
Bibliografia
MUSEU NACIONAL, do Teatro - Catalogo da Exposição "A Companhia Rey Colaço Robles Monteiro (1921-1974). Lisboa: MNT, 1987
Exposições
Lucien Donnat- Um Criador Rigoroso
Galeria do Museu Nacional do Teatro/Teatro Nacional D. Maria II