Retrato de Marietta Robusti, dita a Tintoretta
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 827
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1550/1590
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 48 x Larg. 39
-
Descrição: Retrato de meio corpo de uma jovem dama. A jovem encontra-se ligeiramente voltada à esquerda, mas com o olhar fixo no espectador. Tem um rosto redondo, de olhos escuros e sombrancelhas delicadas, com uma boca pequena, mas bem desenhada. Os cabelos claros, repartidos ao meio e presos num carrapito no alto da cabeça enfeitado com rendas, deixando pequenos caracóis soltos sobre a fronte. Traz um vestido escuro de decote quadrado, enfeitado com rendas e que deixa os ombros a descoberto. Usa um colar e brincos de pérolas. No verso tem a seguinte inscrição: "Hija de Tintoreto"
-
-
Origem/Historial: A pintura terá pertencido à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas. Esta colecção esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, por sua vez, foi transferida para o Museu de Évora. No inventário da colecção de pintura da B.P.E. feito por António Francisco Barata, em 1890, a pintura aparece com o número 142, como "Retrato da filha de Tintoreto". A pintura vem também referida na relação que Gabriel Pereira (1903) tinha feito desta colecção, em 1884, aparecendo com o número 139, como "Retrato de dama, juvenil", mas também com uma menção à inscrição existente no verso.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903