Unguentário
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 3354
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Pintor (Desconhecido)
-
Datação: 51/100
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 11,5 x Diâm. 5,9 x Esp. 0,1
-
Descrição: Unguentário, completo e intacto, de vidro com irisão prateada, com pequenas bolhas de ar, filandrado, com depósitos calcários e ferruginosos, e, cuja face interna é leitosa. Reservatório bulbiforme de fundo horizontal, colo alto cilíndrico, bordo puxado para fora e dobrado para dentro de si mesmo.
Tipo Trier 72 C.
-
-
Origem/Historial: De acordo com uma etiqueta, actualmente ilegível, colada no colo, a sua proveniência é "... dos arredores de Évora...". Também tem escrito, a marcador preto, no bojo, o nº 13974, que pode corresponder ao nº de inventário do Museu Nacional de Arqueologia.
Este também pode ser um dos "Quinze frascos de vidro diversos na forma, sendo alguns lacrimatorioz", referenciado com o nº 19, no Inventário elaborado por António Francisco Barata (1890), sobre as peças pertencentes à colecção da Biblioteca, na "Relação dos principais objectos contidos nas vitrines ou taceiraz do Museu".
A 1 de Março de1915, terá sido transferido da Bilioteca, juntamente com o resto da colecção, e incorporado no Museu de Évora.
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ALARCÃO, Adília; et.al. - O Vidro em Portugal. Lisboa: Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, 1989
- NOLEN, Jeannette U. Smit - Cerâmicas e Vidros de Torre de Ares - Balsa: Istituto Portugês de Museus, Museu Nacional de Arqueologia, 1994