Descrição: Painel a óleo sobre madeira representando um dos milagres de Santo António - "Santo António livra da morte um menino caído na água a ferver", que terá feito parte de um retábulo. Actualmente a pintura ainda se encontra unida a um outro painel onde se representra "Santo António e o Milagre Eucarístico" (ME 832/1). A união dos painéis é feita por uma moldura em talha dourada e esta pintura fica na parte superior.
Neste painel o santo aparece do lado esquerdo, vestido com o hábito dos franciscanos e segurando uma cruz na mão direita. Do lado direito o menino caído na panela de água que está assente sobre um fogareiro. Por detrás, em pé, virada para o santo em direcção de quem estende os braços, a mãe da criança. Em frente, em primeiro plano, no chão, uma pequena jarra com flores. A cena passa-se num interior de uma casa. Através de uma janela que fica na parte superior, vê-se o céu.
O colorido é pouco variado, sendo toda a pintura em tons de azul, cinzento e castanho, com pequenas notas de cor dadas pelo vermelho que foi utilizado no manto da mãe, no fogareiro e em algumas das flores.
Origem/Historial: A pintura terá pertencido a um dos conventos da cidade de Évora e terá ingressado na Biblioteca Pública uma vez que vem referida no inventário da colecção de pintura desta instituição, realizado por António Francisco Barata em 1890. A pintura é aí referida com o número 371 como "Quadros da vida de Santo António".
A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
Catálogo da Exposição "O Santo do Menino Jesus. Santo António História e Arte". Lisboa: M.N.A.A., 1995
Exposições
O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História