Diana e Aecton
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 847
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 102 x Larg. 146
-
Descrição: No meio de uma floresta Diana e Aecton. Perto de Diana, um anjo. Ligeiramente afastado, um carro, dois pombos e dois cães. Diana, que teria sido surpreendida por Aecton a tomar banho, nua, na floresta, encontra-se sentada numas rochas, com um manto vermelho a cobrir-lhe a parte inferior do corpo.
Esta cena encontra-se representada no canto inferior direito da pintura, estando todo o resto do espaço ocupado pela floresta, no meio da qual corre um rio.
-
-
Origem/Historial: A pintura terá pertencido à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. Esta colecção esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora, vindo a pintura referida no inventário desta colecção elaborado por António Francisco Barata, em 1890, com o númeroo 51, como "Paisagem Campestre".
Juntamente com o resto da colecção da Biblioeca Pública de Évora, a 1 de Março de 1915 a pintura foi transferida para o Museu de Évora.
Actualmente a pintura encontra-se cedida a título de depósito precário à Pousada dos Lóios, em Évora, cedência que foi autorizada por despacho de 31 de Março de 1965.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-