Fragmento de lucerna

  • Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
  • Nº de Inventário: ME 3389
  • Super Categoria: Arqueologia
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido (Desconhecido)
  • Datação: Século 5/6
  • Técnica: Molde
  • Dimensões (cm): Comp. 12,4 x Alt. 2,7 x Larg. 8,7
  • Descrição: Lucerna de canal, também denominada paleocristã, tipo Hayes II A, Dressel 31, Deneauve XII. Pico incompleto unido ao disco por um canal largo. Orla horizontal rebaixada, separada do disco por moldura que envolve o canal decorada com ramos de videira em espiral de onde pendem alternadamente folhas e cachos de uvas. O disco apresenta duas figuras levando aos ombros uma vara com um enorme cacho de uvas, desproporcionado em relação ás figuras. Asa maciça, sobre a orla, que é larga e plana, decoração releva (tema simbólico do velho testamento que representa dois hebreus com o cacho de uvas da terra de Canaan). Pode-se relacionar com a comunidade hebraica que se instalou em Troia no Baixo Império.
  • Origem/Historial: Esta lucerna pertenceu à colecção de Frei Manuel do Cenáculo que originou a colecção da Bilioteca Pública de Évora. No Archivo Pittoresco, aparece uma gravura desta mesma lucerna, enquadrada num artigo entitulado "O Museu do Bispo de Beja", como sendo o "Fragmento de uma lampada romana encontrada na Troia, junto de Setúbal." pertencente a Frei Manuel. Vem referênciada no Inventário, sobre a colecção da Bilioteca Pública, elaborado pelo António Francisco Barata (1890), na "Relação dos principais objectos contidoz nas vitrines ou taceiraz do Museu" com o nº 16 - "Lucernaz diversaz na forma e no barro de que feitaz (22).". É provável que esse conjunto corresponda aos nº de inventário ME 3389, ME 5027 ao ME 5049. Gabriel Pereira (1947) num artigo sobre a Bilioteca Pública, faz referência a um conjunto de lucernas em exposição na primeira vitrine: "Lucernas vidradas e não vidradas, (...); outra em barro vermelho com duas figuras sustentando um grande cacho de uvas.", englobado num capítulo sobre "OBJECTOS DE ARTE, ARQUEOLOGIA, RAROS E CURIOSIDADE, PRODUTOS NATURAIS". Vem referenciada e descrita, como parte da colecção do Museu de Évora, por José António Ferreira de Almeida (1953), sobre a qual faz uma citação de Dom Henri Leclercq: "Um motivo representado inúmeras vezes nas lâmpadas cristãs é o cacho de uva de Chanaan, trazida pelos exploradores enviados àquele país por Moisés. Já demonstrámos, num sinal de um comerciante de vinhos de Pompeia, o prótotipo no qual se inspiraram para esta representação. Dois copeiros transportando às costas uma longa perca (peixe de água doce), no meio da qual está suspensa uma anfora. Este motivo encontra-se com poucas diferenças noutros monumentos da época clássica e da arte profana." O sentido deste símbolo é "Inúmeros exemplos mostram-nos esses homens carregados com um enorme cacho emcimado pelo monograma de Cristo, afim de incutir nos fiéis a ligação que existe entre a uva e o bastão, de um lado, e o sangue de Cristo suspenso na cruz". A 1 de Março de 1915 foi transferida com a restante colecção para o Museu de Évora. Manuscrito na Biblioteca Pública, transcrito parte, por J.L.Vasconcelos com o titulo "Antiguidades do Sul de Portugal"(A pag. 89 refere-se a Cenáculo ao apparecimento ahi de uma lucerna romana, com a figura de um cacho no disco, hoje guardada no Museu da Biblioteca de Évora)
  • Incorporação: Biblioteca Pública de Évora

Bibliografia

  • ALMEIDA, D. Fernando de - "Arte Visigótica em Portugal" in O Arqueólogo Português, Nova série IV. Lisboa: 1962
  • ALMEIDA, J.A.F. - Introdução ao Estudo das Lucernas Romanas em Portugal, in O Arqueologo Portugês. Lisboa: 1953
  • BARATA, António Francisco - Relação dos Principais objectoz nas vitrines ou taceiras do Museu. Évora: 1890
  • DELGADO, Manuel Joaquim - "Sisenando mártir e Beja sua Pátria" in Arquivo de Beja, vol.VI, fascs. III e IV. Beja: Minerva Comercial, Julho/ Dezembro 1949
  • FERREIRA DE ALMEIDA, José Antonio - "Introdução ao estudo das lucernas em Portugal" in O Arqueólogo Português, Nova Série, II. Lisboa: 1953
  • Imagens e Mensagens. Escultura romana do Museu de Évora. Évora: Instituto Português de Museus - Museu de Évora, 2005
  • PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947
  • SIMÕES, Augusto Filipe - Sem título in Archivo Pittoresco, vol. XI. Lisboa: Typographia de Castro Irmão, 1868
  • SOUSA, J.J. Rigaud de - "Inventário de materiais para a arqueologia bracarense" in Bracara Augusta, vol. XX, nº 43-44 (55-56). Braga: 1966
  • VASCONCELOS, J. Leite de - "Antiguidades do Sul do Tejo" in O Archeologo Português, vol.I, nº12. Lisboa: Museu Ethnographico Português, Dezembro 1895
  • VIANA, Abel - "A Arqueologia do Baixo Alentejo na obra do Bispo Pacense, D. Frei Manuel do Cenáculo Vilas-Boas" in Arquivo de Beja, vol.III. Beja: 1946

Exposições

  • Imagens e Mensagens. Escultura Romana do Museu de Évora

    • Museu Nacional de Arte Romano. Mérida
    • 8/11/2005 a 10/1/2006
    • Exposição Física
  • Casa do Arco "Imagens e Mensagens"

    • Vila de Frades
    • 18/5/2006 a 31/12/2006
    • Exposição Física
  • Remédios "Imagens e Mensagens, A escultura Romana do Museu de Évora

    • Convento dos Remédios
    • Exposição Física
  • Diogo de Sousa"Imagens e Mensagens"

    • Braga
    • 25/7/2008 a 31/12/2008
    • Exposição Física

Multimédia

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