Augusto Rosa no Cássio da peça "Othelo"/ Cª Rosas & Brasão/ T. Nac. D. Maria II
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 5592
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: 1882
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 21,5 x Larg. 13,2
-
Descrição: Fotografia de cena em que o actor Augusto Rosa aparece retratado de corpo inteiro, com cenário de interior em plano de fundo, caracterizado para desempenhar a sua personagem (Cassio),na peça "Othelo", levada à cena pela Companhia Rosas & Brasão no Teatro Nacional D. Maria II, com a mão esquerda apoiada sobre o queixo, e a mão direita apoiada numa cadeira, demonstrando expressão pensativa. A fotografia possui dedicatória e assinatura do actor, no verso.
-
-
Origem/Historial: A peça "Othelo", um original de William Shakespeare de c. de 1602, foi levada à cena pela Cª Rosas & Brazão no Teatro Nacional D. Maria II em 1882.A estreia desta peça foi no dia 23 de Novembro de 1882 na festa artística de Eduardo Brasão. Foi a primeira vez que o texto foi representado em Portugal por uma Companhia Portuguesa. Figurinos de Carlos Cohen e cenários de Luigi Manini. Fizeram parte do elenco os seguintes actores:
Eduardo Brasão (Othelo); João Rosa (Iago); actriz Virginia (Desdémona); Carolina Falco (emilia); Augusto Rosa (Casssio); Augusto Antunes (Brabancio); Torres (Montano( e Joaquim Costa (Rodrigo)
-
Incorporação: Embaixador Brasão
-
Bibliografia
- BRAZÃO, Eduardo - Memórias de Eduardo Brazão. Lisboa: Empresa da Revista de Teatro Ldª Editora, 1925
- MUSEU NAC. DO TEATRO - A Companhia Rosas & Brazão,1880-1898. Lisboa: M.N.T., 1979
Exposições
-
Otelo e Desdémona
- Museu Nacional de Arte Contemporanea
- 20/3/2020 a 30/9/2020
- Exposição Física