Descrição: Retrato de homem de meia idade, vestido com o hábito de Cristo. Trata-se de um homem de meia idade, de rosto fino, de barba e bigodes negros e cabelo negro.
O fundo é escuro.
No verso tem uma inscrição que identifica o retratado como D. Manuel de Castelo Branco, Conde de Vila Nova
Origem/Historial: A pintura poderá ter pertencido à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. A colecção Cenáculo esteve na origem da colecção da B.P.E. vindo a pintura referida no inventário desta colecção feito por António Francisco Barata em 1890 com o número 126. A pintura vem também referida na relação da colecção de pinturas e desenhos da B.P.E. feita por Gabriel Pereira em 1884, com o número128 (Pereira, 1903)
A 1de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
Por despachos de 1958 e de 14 de Março de 1969 a pintura foi cedida a título precário ao Governo Civil de Évora.
No catálogo da exposição "Iconografia da Época da Restauração", aparece a informação de que o retratado seria casado com D. Branca da Silveira, filha dos Condes de Sortelha, existindo no Museu do Traje retratos de corpo inteiro de ambos. Em seguida levanta-se a hipótese de a pintura aqui tratada ser uma cópia feita a partir desse retrato de D. Manuel.
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
Catálogo da Exposição "Iconografia da Época da Restauração", Évora, Museu de Évora: Dezembro de 1990
ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949
PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903