Vítor ou as Crianças no Poder - Emília
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNTD 142068
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Pedro Ruas; (Arquitecto)
Fernanda Marques Dionísio; (Costureira)
António Fonseca (-)
-
Datação: 1970
-
-
Técnica: Tafetá; bordado aplicado.
-
Dimensões (cm): Alt. 158 x Larg. 45
-
Descrição: Traje usado por Isabel de Castro (Emília) na peça "Vítor ou as Crianças no Poder", apresentada pelo Teatro Estúdio de Lisboa (TEL) no Teatro Vasco Santana.
Robe de camurcine bordeaux, com mangas perdidas, decorado na frente e nos punhos das mangas com aplicações de veludo cinzelado da mesma cor e folho plissado de organdi branco; forrado a tafetá de seda branca.
-
-
Origem/Historial: "Vítor ou as Crianças no Poder" de Roger Vitrac, na versão portuguesa de Fernando Luso Soares, com direcção de Luzia Maria Martins, cenografia e figurinos de Pedro Ruas e interpretações de Joaquim Rosa (Vítor), Ermelinda Duarte (Lili), Margarida Mauperrin (Ester), Isabel de Castro (Emília), Maria Manuela Cassola (Teresa), Jorge de Sousa Costa (Carlos), José Raymond (António), Amílcar Botica (Conselheiro), Helena Félix (Ida Mortemart e A Grande Dama) e José Manuel Osório (Doutor Bibiore).
Levada à cena pelo Teatro Estúdio de Lisboa no Teatro Vasco Santana em 1970.
-
Incorporação: Helena Félix e Luzia Maria Martins/ TEL
-
Bibliografia
- NEVES, Isménia - Luzia Maria Martins. Lisboa: CML, 2004
- SANTOS, Graça dos - O Espectáculo Desvirtuado. O teatro português sob o reinado de Salazar (1933-1968). Lisboa: Caminho, 2004